terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

                                                     Fim de noite...


(A) -Mas por quê você admira tanto Dom Casmurro?
(B) -Uma maneira interessante de tratar o amor.
(A) -E você compartilha dessa visão?
(B) -Creio que sim. 
(A) -E que visão seria essa?
(B) -O amor, se profundo ao extremo, torna-se uma doença; uma obsessão enferma, que poucos tem a capacidade de controlar à base de ''remédios''...
(A) -Remédios?
(B) -Artifícios que controlem ciúme, egoísmo e insanidade.
(A) -Acho que talvez qualquer amor extremo esteja fadado ao fracasso. Deve ser por isso que nos grandes romances, os apaixonados não podem ficar juntos...
(B) -Acho que o amor extremo mal controlado. Nos romances sempre são pessoas emocionalmente ''quentes'' demais. Acho que fracassa devido aos próprios personagens. Até porque o amor extremo jamais desiste... não é passageiro, sabe? Por isso é dito extremo.
(A) -Não acho que uma pessoa morna demais possa atingir algum extremo. E concordo, o amor extremo nunca passa. Mas o meu professor de filosofia costumava dizer que nada exagerado era bom. Mesmo o amor. O amor quando atingia o extremo se tornava um problema. E é verdade. Acho que quando você ama alguém sem limites, você acaba se anulando.
(B) -Acho que amores extremos só dão certo quando são recíprocos.
(A) -Concordo... Embora acho que quando ambos estiverem na mesma extremidade, o problema deles será com o mundo.
(B) -Acho que o mundo torna-se interessante aos olhos dos que amam ao extremo e são correspondidos na proporção almejada.
(A) -Mas não acho que o mundo está preparado para algo assim...Nem mesmo as pessoas são preparadas para amar com tal intensidade. Até porque, se estivessem, já teriam escrito romances que dão certo...
(B) -Discordo. O mundo clama por isso. E tais romances já foram escritos. Entretanto os descrentes os chamaram de contos de fadas...
(A) -Isso foi bonito.
(B) -Então vamos dormir ao som da beleza de tais palavras. Boa noite.
(A) -Boa noite.




2 comentários:

  1. Lindo!
    Gosto de diálogos e este me transmitiu uma grande sensibilidade.

    Amar com grande intensidade é mesmo complicado. Achei interessante e concordei com a parte de quando duas pessoas se amam com a mesma intensidade podem ter problemas com o resto do mundo porque elas podem acabar vivendo apenas uma pra outra e se distanciando do restante. Mas,ao mesmo tempo, concordei quando disse que o mundo é muito mais bonito quando amamos alguém e sabemos que somos amados com a mesma intensidade. Para mim, o mais difícil é viver isso durante um tempo e acabar. Parece que uma parte da gente morre, não sei, parece que nunca mais vai existir nada igual... Enfim, estou viajando aqui na sua página. haha Bjos

    ResponderExcluir
  2. Tenho um conto que trata desse tema sobre uma perspectiva diferente, Brutalmente delicado e belo, e a continuação, Brutalmente delicado e belo PT. 2. É um pouco pesado também, mas espero que te agrade. :)

    ResponderExcluir