terça-feira, 17 de janeiro de 2012

                                            Suco?


Vermelho. Alguns meros segundos que parecem conter a eternidade. Um carro, sinônimo de certa condição social, parado. Meu carro. Aquela velha espera incômoda do sinal de trânsito. E, para piorar, os malditos ''andarilhos'' a venderem bugigangas enquanto espera-se o momento do piscar verde. Estava lá. O primeiro da fila de espera. De repente, com passos miúdos, vem em minha direção. Maltratado pelo descaso. Participante da brincadeira do esconde-esconde social. Entretanto, me inspirava um ar de respeito. 


 - Tio... compra um suco? Esse é natural! Da laranja mesmo...
- Garoto, você tem pai?
- Talvez...


Talvez? É óbvio que tem um pai. Nasceu de um ovo? Mas, o que significa ter um pai? Julgo que era alguém sozinho nesse mundo. Me interessou. 


- Garoto, você tem mãe ? 
- Quem sabe... Vamos tio, vai comprar?
- Mais uma pergunta, o sinal vai abrir... você sabe o que quer na vida?


Era extensa a rede de respostas a se obter. Era fácil ouvir qualquer : ''ser rico'', um mero '' ter pai, mãe'', e o clichê dos clichês '' carinho e amor moço''. Contudo, aquele garoto... ah... aquele garoto. Tinha um olhar diferente. De respeito, mas de independência social. De senhor da terceira idade. As ruas podem lhe ter transformado. Ou melhor, quem disse que era das ruas? Não sei... Me encantou. Por que? Olhe a resposta que me deu...


- Tio, no momento quero que compre meu suco... o sinal realmente vai abrir.


Essa é a essência. De uma gama de possibilidades, aspirar apenas o simples. Pode parecer uma situação tola e desinteressante. Entretanto, mostra muito mais do que podemos ver. Mostra que, independente do que se passa em nossas vidas, o presente é o que importa. A humilde criança poderia querer resgatar uma história perdida em seu passado. Poderia aspirar um futuro típico de fim de novela. Mas não. Quis o simples. Apenas algumas moedas e um suco a menos. Tiro uma lição de vida do acontecido. Independente do que aconteça, ande no hoje. O passado não volta e o futuro não foi. Faça com que o agora aconteça. Lhe dei o dinheiro e saí pensativo. O suco era horrível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário