terça-feira, 17 de janeiro de 2012

                                                    Desassossegue!      

Talvez não termine esse texto do modo que desejo. Se isso acontecer, será interessante. Até porque, na vida tudo é incerto. E quando as coisas saem como o planejado, não há outro qualificativo mais adequado do que... interessante. Entretanto, estou certo, avaliando os anos que se passaram, que cumprir metas é algo de certa dificuldade. Há anos prometo coisas, situações, perdões e safanões. Há anos vejo minhas promessas não serem cumpridas. Não faça julgamentos de minha pessoa. Não sou desses sem palavra. O que julgo ser possível cumprir, eu cumpro. O entrave maior é que, inocente e utopicamente, vivo no impossível. Quem é o tolo afável que aspira amor ? Deseja o bem? Torce pela sabedoria universal ? Sacode a poeira do mal ? Ninguém cumpre metas tão supostamente complicadas com facilidade. Oras, que falta de vocabulário mais insano. É claro que o difícil não é cumprido pelo fácil. Pois se engana! Nosso pensamento é sacana. Levado. Um safado desnaturado. Digo isso baseado nos fatos. Quem nunca complicou o descomplicado? Quem jamais exagerou o simples? Você já fez isso. Ah, certamente já fez. Acalme-se. Também fiz. Faço. Farei. Aliás, por que não fazer? É de graça, mas pode custar caro. As bocas que trafegam por aí andam dizendo... anel de ouro vale mais do que de coco. Ou seja, o valor está no preço. Portanto, alvoroce o sublime. Despenteie o cabelo em frente a um espelho. Corte fios aleatoriamente. Pegue-os do chão e os cole em sua cabeça novamente. Verás como a dificuldade para um bom penteado aumentará. Seria um máximo. Nada mais divertido. Faça isso com as relações pessoais. Vire-as de cabeça para baixo. Acalme-se. Não estou rogando conflitos famigerados em sua família. Peço apenas que saia da rotina. Complique de uma maneira espalhafatosa. Jogue para o alto aquelas algemas do habitual que lhe prendem. Seja promíscuo. Saia da ordem natural das coisas. Ofereça parceria ao mendigo que esmola pinga. Vá. Faça tin-tin com alguém que deve passar a vida palpada em solidão. Torça para a chuva aparecer. Se ela vier, corra de seus pingos. Enfrente-os como se fossem tiros. Verás como é divertido ser atingido por tiros d'água. Sorria de como está agindo como um verdadeiro bobalhão. Mas garanto que os filmes de comédias são os melhores. E seus atores principais sempre são bobalhões. Me arranca suspiros pensar nessa fuga de rotina. Peço desculpas a mim mesmo. Raramente saio dessa triste e insistente forma de viver. Flácida e jocosa. Porém, sei que há pessoas diferentes nesse mundo. Me parece ter conhecido uma há alguns dias. Suspeito que se procurar, irá também encontrar. Contudo, tenha a malícia de ser procurado. Agarre a oportunidade de ser o encanto, não o encantado. Seria uma façanha. Tente. Independente do resultado. Já perdi a noção com quem estou falando. Talvez esteja dentro de minha mente. Só lhe peço uma coisa. Desassossegue. Combata essa monotonia que vem consumindo o mundo. Gire. Vire. Pire.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário